AUTO DO BUMBA-MEU-BOI

Blog de orikere :Folguedos Mitos e Lendas, AUTO DO BUMBA-MEU-BOI

O BOI QUE RESSUSCITOU

O bumba-meu-boi, è um drama pastoril e um dos mais puros espetáculos populares do Nordeste Brasileiro. Seu enredo tem como principal motivo à morte ia ressurreição do boi. O espetáculo e praticado em arena cantado, e dialogado durante aproximadamente 60 minutos. Sendo uma forma de teatro popular, é discutido em seu enredo vários temas sociais, com textos e improvisações, o seu grande sucesso se da pela capacidade de comunicação e participação com o público tornando-se valoroso subsidio educativo para se trabalhar com nossos jovens, questões relativas á cidadania, arte e valorização da nossa cultura popular. Ajudando na preservação do Bumba-meu-boi, desenvolvemos dentro de um universo de sonho e realidade, envolvendo a platéia que brinca, vive e participa da historia do Capitão , e seus companheiros na eterna luta do bem contra o mal. O bumba-meu-boi é um dos mais belos folguedos que existe em nosso pais, e aparece também nos estados do maranhão, Piauí, Ceará, Amazonas e Santa Catarina, sendo que em cada estado aparece com nuances peculiares. Objetivo: Temos como objetivo apresentar, preservar e divulgar de maneira lúdica e graciosa, vários temas do nosso folclore, mantendo assim o que pouco resta da nossa cultura popular brasileira. Fomentar a pesquisa, divulgar e preservar nossos folguedos e nossas lendas, em conjunto com as escolas, (professores e alunos) e também com a participação da comunidade. Apresentamos como resultado final, um grande espetáculo, em que todos os participantes brincam e adquirem mais conhecimento da nossa cultura popular, elevando assim nossa ulto estima; e de um país que realmente preserva sua identidade.

O espetáculo é dividido em três partes (atos)

Abertura com o boneco Juvenal (ventríloqua):

Kauã Kerê e a boneca Rosenilda boneca dançante (dança: chote baião e chachado)

Enredo com todos os personagens que fazem parte do espetáculo a morte e ressurreição do boi (Coronel, Capitão, Mateus, catirina,Cabo Setenta, JoanaBaia, Arlequim, entre outros)..

Fantásticos: boi, Burrinha, ema e oJaraguá

teatro popular TROPEIROSDA SERRA

b

quarta 24 fevereiro 2010 16:46



Nenhum comentário AUTO DO BUMBA-MEU-BOI



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.166.120.175) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para orikere

Precisa estar conectado para adicionar orikere para os seus amigos

 
Criar um blog